O vestibular de direito 2022 está na lista de um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil. Por conta disso, selecionamos as principais informações a fim de apresentar dicas de como realizar as inscrições e como se dão as provas do vestibular de direito 2022. Para mais detalhes sobre as provas e nota de corte das universidades, continue acompanhando o texto abaixo!

CONTEÚDO
Como é o curso de direito?
O curso de direito tem duração de 5 anos. Após a formação, o estudante configura-se como sendo bacharel em direito. Entretanto, para exercer o cargo de advogado é necessário ser aprovado no processo seletivo da OAB.
Nessa prova serão cobradas as disciplinas ensinadas durante o curso e é uma fase obrigatória para o cumprimento das regras da advocacia.
As áreas são amplas. Desse modo, o bacharel em direito pode seguir carreira advocatícia, ser professor, trabalhar no setor público e privado, além de poder exercer o cargo de juiz ou seguir carreira policial como delegado, por exemplo.
Contudo, é preciso ser aprovado em um concurso específico para conseguir trabalhar na área desejada.
Nos três anos iniciais do curso, as matérias teóricas estão presentes com mais intensidade. Nos anos restantes, o aluno terá um contato mais prático com a área escolhida, participando de audiências, podendo realizar estágios, sendo possível um contato maior com a parte prática do direito.
Entre as disciplinas apresentadas no curso, além das ligadas ao direito:
- Constitucional;
- Administrativo;
- Penal, civil;
- Empresarial;
- Entre outros.
✓ Veja as vagas abertas em universidades:
O aluno tem contato com áreas voltadas à antropologia, economia, ética, ciências políticas e afins.
Para mais detalhes sobre o vestibular de direito 2022, continue a leitura a seguir!
Como funciona a nota de corte do vestibular de direito 2022?
A nota de corte é a menor nota para ser aprovado em determinada área. Entretanto, é válido lembrar que as botas variam também de acordo com a instituição e com o turno.
No momento da escolha do curso, a concorrência também influência na nota de corte. Isso porque quanto mais pessoas se inscreverem para um curso em questão, maiores serão as chances de aumentar a nota de corte.
Na realização do ENEM 2022, por exemplo, é muito comum que o estudante fique apreensivo até a chegada do resultado do exame. Esse motivo deve-se ao fato de que até o último minuto a lista de aprovados pode ser modificada.
Após a realização do ENEM, o estudante precisa se inscrever no SISU – Sistema de Seleção Unificada, se desejar entrar em uma universidade pública.
Caso contrário, existem outros programas que aderem alunos para as instituições privadas. O FIES e o ProUni são exemplos disso.
O Financiamento Estudantil permite que o aluno pague após o término do curso. Já o Programa Universidade para Todos, garante bolsas integrais ou parciais aos alunos aprovados.
As bolsas parciais são de 50%. Veja a seguir detalhes do vestibular de direito 2022!
Onde se inscrever para o processo seletivo?
O maior vestibular do país atualmente é o ENEM. Todos os anos há milhares de inscritos com a esperança de conseguir uma vaga na graduação. Porém, há outros processos seletivos específicos de cada instituição. Para isso, é preciso informar junto ao portal da universidade desejada e verificar sobre as regras de inscrição.
Para se inscrever no ENEM, basta seguir os passos abaixo:
- Acessar o portal do ENEM aqui;
- Realizar o cadastro ou login;
- Preencher o questionário;
- Enviar.
Após a realização das provas, é importante que haja a inscrição no SISU. Para mais detalhes sobre o vestibular de direito 2022, continue acompanhando este portal.